Abra os olhos e feche a boca
para os TRANSGÊNICOS e OGMs

OGM é a sigla de Organismos Geneticamente Modificados, organismos manipulados geneticamente, de modo a favorecer características desejadas.

Na maior parte das vezes que se fala em Organismos Geneticamente Modificados, estes são organismos transgênicos. Entretanto, OGMs e transgênicos não são sinônimos: todo transgênico é um OGM, mas nem todo OGM é um transgênico.

Um transgênico é um organismo que possui uma sequência de DNA, ou parte do DNA de outro organismo, pode até ser de uma espécie diferente. Enquanto um OGM é um organismo que foi modificado geneticamente, mas que não recebeu nenhuma região de outro organismo. Por exemplo, uma bactéria pode ser modificada para expressar um gene bem mais vezes. Isso não quer dizer que ela seja uma bactéria transgênica, mas apenas um OGM, já que não foi necessário inserir material externo. Sempre que você insere um DNA exógeno em um organismo esse passa a ser transgênico.


Existe uma grande discórdia relativamente a este assunto, uma vez que os seus efeitos no Homem, nos animais e na terra ainda não são conhecidos a longo prazo. Assim, poderão resultar irreversivelmente na poluição genética da Vida, sem contar com o fato de os alimentos do mundo inteiro se encontrarem nas mãos de algumas poucas multinacionais, ocasionando a eventual perda da soberania alimentar das populações.

Vale a pena saber mais!