CIDAS na alimentação

FUNGICIDAS... PESTICIDAS... HERBICIDAS... GENOCIDAS...

Todos nós sabemos que é absolutamente essencial consumir produtos orgânicos, se realmente desejamos o melhor em alimentação. É o melhor para nós e para o meio ambiente.

Estudos de diversos organismos internacionais já mostraram que os alimentos orgânicos têm um valor nutricional superior ao dos alimentos cultivados da maneira convencional. Além disso, já se disse que suas propriedades podem ser importantes na prevenção do câncer e no fortalecimento do sistema imunológico, entre outras.

É claro que todos sabemos que os alimentos orgânicos são mais caros, pois todo alimento orgânico é muito mais que um produto sem agrotóxicos. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

Também sabemos que esse é um investimento que vale à pena para a saúde. Entretanto, os produtos orgânicos podem ser, por vezes, um pouco caros demais! E nesse caso, vale a pena dar uma olhada nos últimos estudos de uma organização internacional sem fins lucrativos, o Environmental Working Group, sobre os resíduos de agrotóxicos nos alimentos cultivados da maneira convencional (não-orgânica).

Nesses estudos, eles mostram que alguns produtos são menos atingidos pelos pesticidas e herbicidas do que outros. Foram testados 42 vegetais e frutas diferentes e os resultados podem orientar a sua feira, se você não quiser ou não puder comer 100% de alimentos orgânicos.

Os 12 com MENORES resíduos de pesticidas, quando cultivados da maneira convencional são o brócolis, a beringela, o repolho, a banana, o kiwi, os aspargos, as ervilhas, a manga, o abacaxi, o milho, o abacate e a cebola.

Os 12 com MAIORES resíduos de pesticidas, quando cultivados da maneira convencional são o pêssego, a maçã, o pimentão, o aipo, a nectarina, os morangos, as cerejas, a alface, as uvas, as peras, o espinafre e as batatas.

Veja a lista completa AQUI.

Vale a pena saber mais!