Sobras que dão um bom CALDO

Sabe as cascas e "pontinhas" da cenoura do xuxu, beterraba, aipo, alho poró, vagem, nabo e de tantos outros vegetais que a gente joga fora ou usa como adubo para as plantas?...

E o que dizer dos ossos, cartilagens e pés de galinha? Carne de vaca também tem cartilagens e ossos... E o que acontece com as cabeças e rabos de peixe - que você rejeita e nem traz pra casa, e que o peixeiro provavelmente joga no lixo, ou de volta no mar contribuindo para a poluição?

Pois tudo isso é altamente nutritivo, embora desprezado na maioria das cozinhas, inclusive naquelas onde a comida não é abundante e em outras que supostamente poderiam ganhar dinheiro com isso, como alguns restaurantes...

Caldos - ou brodos - são um alimento riquíssimo, e podem ser feitos com todos esses "ingredientes" aparentemente sem valor; só para dar um exemplo, com o hábito de só se trazer para casa o "filé" do peixe, da carne e do frango, deixa-se o melhor na peixaria e no açougue!

Preparar caldos - ou brodos - é uma prática comum em diversas culturas. É uma maneira de maximizar o valor nutritivo e o sabor dos alimentos. Perguntem a qualquer grande "Chef" se ele faz seus próprios caldos ou se usa esses cubinhos industrializados, sem gosto e repletos de gorduras trans entre outros antinutrientes...



Uma maneira barata de se fazer um caldo, é manter um "saco de sobras" no freezer ou congelador. Na verdade, vários sacos de sobras: um para sobras de vegetais, tipo cascas e pontinhas, outro para sobras de origem animal, tipo ossos, pés de galinha, outro para cabeças e ossos de peixe, etc.

Fazer um caldo de vegetais é muito simples. Quando as sobras chegarem a um montante razoável, acrescente um dente de alho e/ou os temperos que preferir (exceto sal e pimenta), e ponha para cozinhar numa panela com água que cubra com folga o conteúdo. Deixe cozinhando em fogo bem baixinho por uma hora. Depois é só coar e guardar o caldo na geladeira. O que fica no coador, aí sim, pode ir para o lixo.

Closed Captions em Inglês.

O caldo de ossos é um dos mais nutritivos, rico em minerais, aminoácidos e colágeno - além de ser saborosíssimo.

Quebre os ossos para expor o tutano, acrescente um dente de alho e/ou os temperos que preferir (exceto sal e pimenta), e ponha para cozinhar em água, tal qual os vegetais. Nesse caso, acrescente uma colher de vinagre, e deixe cozinhando em fogo bem baixinho por uma hora e meia. Ossos maiores, como os de carne de vaca precisam de mais tempo no fogo. O vinagre colabora na incorporação dos minerais dos ossos ao caldo. Como em qualquer caldo, depois de pronto é só coar e guardar o caldo na geladeira. O que fica no coador, aí sim, pode ir para o lixo.


Closed Captions em Inglês.

Caldo de cabeça de peixe é nutritivo e saboroso. É um alimento riquíssimo em minerais, inclusive o iodo, ômega-3 e vitamina A.

Caldo misto? É só uma questão de imaginação...

Segredos dos caldos:

- Não temperar com sal ou pimenta.
- Todos os ingredientes devem estar bem higienizados.
- Cozinhar em fogo MUITO baixo, por até três horas, se tiver produtos animais, por meia hora sefor caldo de vegetais.

É evidente que se pode usar os vegetais inteiros, e comprar os ossos especialmente para fazer os caldos. Pode ser mais prático, mais imediato, mais bonito... mas o resultado final, o valor nutritivo, que é o que importa, não vai mudar. Entretanto, se preferir assim, lembre-se de NÃO tirar as cascas dos vegetais!

Alguns dos mais importantes nutrientes podem ser encontrados em alimentos que custam perto de nada, e que na maioria das vezes vezes são desprezados e jogados no lixo. A gente só precisa mudar o conceito de "lixo"...

Vale a pena saber mais!