FOOD, Inc.

Será que realmente sabemos o que acontece na fabricação e manuseio dos alimentos que consumimos?...

O filme Food, Inc., um dos indicados ao Oscar 2010 - bem como a diversos outros prêmios - como melhor documentário, revela e analisa objetivamente e de maneira clara a situação nos Estados Unidos, que, vamos e venhamos, certamente (e infelizmente) reflete a nossa aqui no Brasil.

O diretor Robert Kenner expõe as entranhas da indústria alimentícia americana, altamente mecanizada, e que tem sido mantida longe do conhecimento do consumidor, com o consentimento das agências reguladoras governamentais daquele país. O abastecimento da nação é controlado por um grupo pequeno de empresas que frequentemente colocam os lucros acima da saúde dos consumidores, os meios de vida dos fazendeiros americanos, a segurança dos trabalhadores e o meio ambiente.

Temos galinhas com (anormais) peitos enormes, costeletas de porco "perfeitas", sementes de soja resistentes aos herbicidas, tomates que não estragam... e também temos novas cepas de E. coli, a temida bactéria que causa doenças em milhares de americanos anualmente - sem falar que o país está crivado de problemas crônicos de saúde, entre eles casos de obesidade e diabetes em adultos e crianças.

O filme não apenas mostra as barbaridades do sistema industrial americano de alimentos, como também oferece exemplos de como é possível enfrentar a situação - e esclarece o mal que o primeiro e o bem que os segundos trazem à nossa saúde. Este documentário ainda não perdeu a validade, infelizmente, e PRECISA ser visto por todos.

 
Legendado em Português.

A PBS, em Junho de 2009, através do jornalista David Brancaccio, entrevistou Robert Kenner, o diretor de Food, Inc., e com ele discutiu as razões de porque os segredos do processamento de alimentos são tão bem guardados do público em geral, seu impacto em nossa saúde e como os consumidores têm realmente o poder de fazer isso mudar.

Assista, e você nunca mais olhará para o seu jantar da mesma maneira...


Original em Inglês sem legendas.

Vale a pena saber mais!