Dieta MEDITERRANEA

A Dieta Mediterrânea não é propriamente uma "dieta", mas uma coleção de hábitos alimentares, um estilo de vida, que pode ter pequenas variações de região para região entre os 16 países que margeiam o Mar Mediterrâneo, que no entanto possui características comuns marcantes.

Além da combinação de alimentos, fazer as refeições em harmonia e comer sem pressa, praticar atividades físicas, beber bastante água e tomar sol - tudo isso também é parte integrante desta "dieta".

Closed Captions em Inglês.
 
Os componentes individuais dos alimentos, ou grupos de alimentos, não produzem a proteção desejada se consumidos isoladamente - é a combinação de todos que faz a dieta saudável. A nível geral, não existem recomendações de quantidades para cada grupo de alimentos - na verdade, a pirâmide abaixo é desenhada para ser uma imagem da importância relativa dos ítens da dieta, não um plano alimentar rígido.


As cores dão uma orientação sobre a frequência com que se deve comer os alimentos, se mensal, semanal ou diariamente - sem falar em itens, digamos, complementares, que não fazem propriamente parte da pirâmide, mas que sao igualmente importantes.

Na Itália, foi estabelecida uma pirâmide alimentar padrão pelo Ministério da Saúde daquele país, com indicações mais detalhadas para a alimentação diária, uma tabela semanal e até para a atividade física.

O Globo Repórter fez um programa excelente sobre o assunto: são NOVE segmentos, em texto e VIDEO, que dispensam maiores comentários. Buon appetito!

Vale a pena saber mais!